SINTIMEX \ Noticias

Qual é o tipo de extintor correto?

É de senso comum a necessidade de ter extintores à mão em todos os locais de trabalho e habitação. No entanto, será que todos tipos de extintores servem para todos os tipos de materiais inflamáveis? 

Nenhum extintor funciona com todos os tipos de materialentão ter apenas um tipo de extintor no seu local de trabalho e/ou habitação pode não ser suficiente em caso de incêndio. Todos os extintores estão marcados com uma determinada etiqueta. Esta indica onde é que podem ser usados e onde é que não podem.


Para cada matéria inflamável existe um tipo de extintor, que garante a segurança durante o uso:


  • 1. Madeira, Papel e Plástico

  • Extintores de Espuma, Químico Húmido, Água e Pó ABC - Geralmente rotulados como unidades de Classe A, são os melhores para serem usados nestes materiais. Os extintores de Dióxido de Carbono também podem ser usados para extinguir pequenos fogos.

  • 2. Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

  • Extintores de Espuma e Pó ABC/Pó BC - Nomeadamente o espuma, uma vez que cria uma cobertura que sufoca o fogo. A tentativa de usar extintores de incêndio à base de água pode realmente criar problemas maiores, pois podem causar vapor aquecido ou simplesmente empurrar o líquido inflamável ao redor, espalhando o fogo em vez de extingui-lo. Os extintores de químico húmido terão o mesmo problema – o químico que contêm só é eficaz em incêndios de gordura e óleo, e a base molhada simplesmente empurra o líquido inflamável ao redor. O dióxido de carbono pode ser utilizado, mas mais uma vez, não é eficaz no exterior e em grandes incêndios.

  • 3. Gases Inflamáveis 

  • Extintores de Pó ABC ou BC - Estes são excepcionalmente perigosos. A única maneira de combater este tipo de incêndios é quebrar as reações químicas que estão a acontecer e abafar as chamas. Os extintores de pó são os únicos eficazes, todos os outros tipos poderão causar perigo para o utilizador.

  • 4. Equipamento Eléctrico

  • Extintores de Dióxido de Carbono - é o melhor tipo de extintor de incêndio em equipamentos eléctricos, ligados ou não. Extintores de pó também podem ser usados, mas sujam muito. Os de dióxido de carbono podem cobrir e remover o oxigénio do fogo, eliminando um dos três elementos necessários para um incêndio. Água, pó químico molhado, e espuma de extintores nunca deve ser usado em incêndios eléctricos - se a electricidade foi desligada, eles podem causar danos ao equipamento. Pior ainda, se a electricidade não foi desligada, esses extintores pode conduzir a electricidade de volta para o usuário, levando a choque eléctrico prejudicial ou até mesmo fatal.

  • 5. Óleos de Cozinha e Gorduras

  • Extintores de Químico Húmido - são perfeitos para este tipo de incêndios. As interacções dos químicos com os óleos e as gorduras tornam-nas num sólido, como se fosse sabão, uma substância que não é inflamável. Isso remove o combustível do fogo, extinguindo-o rapidamente. O pó, bem como a espuma, pode ser utilizado em caso de emergência. A água apenas piora a situação e dióxido de carbono terá simplesmente um efeito nulo.

  • 6. Metais

  • Extintores de Pó Especial D - Os fogos em metal são raros e, portanto, muitas pessoas não tem a certeza de como lidar com eles. Substâncias como o magnésio e o potássio podem entrar em combustão, sendo um incêndio difícil de controlar. Se os extintores forem rotulados como "químico seco", os produtos químicos podem interagir com o metal e criar um incêndio ainda maior. Além disso, devido ao teor de hidrogénio em extintores de água, um incêndio com um metal como combustível, pode, na verdade, aumentar.


Ao ter os tipos correctos de extintores de incêndio sempre à mão e uma equipa treinada, é possível evitar ferimentos e danos materiais de maior. Certifique-se que os seus funcionários estão atualizados em relação à segurança contra incêndios e que eles também sabem que, em caso de dúvida, o melhor é procurar alguém que saiba qual o extintor mais apropriado para usar.

GALERIA DE FOTOS
Voltar