SINTIMEX \ A nossa História

A nossa História

1960

O Eng.º Carlos Terra Viana convive com graves problemas de insegurança numa mina em Estarreja. Para combater os acidentes de trabalho, cria a Sintimex, a primeira empresa em Portugal especializada no fabrico e comercialização de equipamentos de proteção.

Foi um início duro, mas reconhecido pelo Presidente da República, Américo Tomás, que felicita a missão a que a Sintimex se propôs: mudar a mentalidade empregadora e contribuir para a proteção dos trabalhadores portugueses.


1970

Numa sucessão forçada, o filho de Carlos Terra Viana, Alexandre, ainda estudante, assume inesperadamente a liderança da empresa. Um início difícil face à sua inexperiência, mas rapidamente superado.

Sendo as importações limitadas pelo Estado Novo, a Sintimex procurou desenvolver o mundo da segurança em Portugal na sua nova unidade fabril, que atingiu o seu pico no final da década com 100 colaboradores.


1980

É adquirido um armazém em Odivelas onde foram centralizados os stocks. Em 1983, uma grande inundação provocou a destruição da grande maioria dos materiais armazenados. Contudo, a Sintimex consegue reerguer-se, graças à ajuda de amigos pessoais que foram ajudar a limpar um a um cada EPI!


1990

São inaugurados armazéns no Laranjeiro, anexos à fábrica.

A recente entrada de Portugal na CEE contribui para o crescimento da empresa.

Com a abertura livre dos mercados concorrenciais do Oriente, reduz-se o investimento na área fabril.


2000

A moeda única põe fim às constantes desvalorizações, habituais em Portugal desde os anos 70. Assim, é uma década de grande investimento e crescimento, em que a 3ª geração Terra Viana inicia, por diversas formas, o seu apoio na gestão da Sintimex.

A empresa é totalmente informatizada e a equipa comercial cresce, de modo a cobrir o país de norte a sul.

Dá-se a internacionalização para Angola, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.


2010

A Sintimex muda de instalações, onde se centralizam todas as atividades da empresa e onde se constrói o maior e mais moderno showroom de EPI’s de Lisboa. Inaugura-se ainda a sucursal Norte, na Maia e em Moçambique

Nesta década, desenvolve-se o departamento de Trabalhos em Altura, é lançada a Sintimex Training Academy e expande-se a oferta de equipamentos para o mercado de ferramentas, equipamentos de manutenção industrial, bombeiros e emergência médica.

A empresa conquista o estatuto PME Líder e PME Excelência e a certificação de qualidade de acordo com a norma ISO:9001 e NP4413.

 

2020

Em 2020 deu-se a entrada da SINTIMEX no grupo internacional Dexis Ibérica, insígnia do grupo Descours & Cabaud. Este grupo, nasceu em França há 236 anos, e tal como a Sintimex, é uma empresa familiar, com uma forte cultura empreendedora. Hoje, é líder em Equipamentos de Proteção, em vários países e está presente em 710 pontos de venda na Europa e na América do Norte, destacando-se pela sua capacidade de construir uma relação duradoura com os seus clientes e com os seus parceiros.

 

GALERIA DE FOTOS
Voltar