SINTIMEX \ Noticias

Gerador de Ozono para desinfeção de pequenos espaços

Potentes e eficazes na neutralização de vírus, bactérias e alérgenos, os geradores de Ozono são também capazes de remover todos os poluentes e maus odores de pequenos espaços, em pouco tempo. Saiba como funcionam estes equipamentos.

 

 

O QUE DEVE SABER SOBRE A DESINFEÇÃO ATRAVÉS DE GERADORES DE OZONO

 

1. Como é produzido o Ozono?

Existem duas formas de produzir ozono, por descarga elétrica ou por radiação Ultravioleta. A primeira é a forma mais comum de produção de ozono comercial. O ozono é formado por uma descarga elétrica que é difundida numa área utilizando um dielétrico para criar uma descarga corona. O oxigénio que atravessa a descarga corona é transformado em ozono. 

 

2. Como funciona o Ozono?

O ozono é uma agente oxidante antimicrobiano de largo espectro, que é eficaz contra bactérias, fungos, bactérias, protozoários, esporos e odores. Inativação por ozono é um processo complexo que ataca vários constituintes da membrana e parede celulares, como por exemplo ácidos gordos insaturados, e vários componentes do interior celular, como por exemplo enzimas e ácidos nucleicos. Os microrganismos são destruídos por lise celular e extravasamento do respetivo conteúdo celular. A lise celular é um mecanismo de inativação mais rápido comparado com outros desinfetantes, como o Cloro que necessita de permear pela membrana. 

3. Qual o tempo de ação do Ozono?

Assim que o ozono é produzido e dispersado pela sala, este vai imediatamente revertendo em oxigénio, porque o ozono é um composto instável com um tempo de meia-vida baixo. O ozono é consumido através da oxidação de microrganismos, de odores e fumos. Por outro lado, o ozono presente na sala reverte naturalmente em oxigénio, sendo que o tempo de meia-vida do ozono é de 30 minutos. É aconselhável arejar a sala ou o espaço após a aplicação do ozono. 

 

4. Quais são os perigos do Ozono para o ser-humano?

De acordo com a classificação fornecida pelas empresas à ECHA nos registos REACH, esta substância é fatal se inalada, causa queimaduras graves na pele e lesão ocular, causa danos aos órgãos por exposição prolongada e é tóxica para a vida aquática. Por conseguinte, devem ser seguidas as instruções de utilização e segurança. 

 

5. Como fazer uma correta utilização de um Gerador de Ozono?

Durante a aplicação de Ozono, o espaço não pode ser ocupado por pessoas. Após a aplicação deve-se aguardar 10-15 minutos e arejar o compartimento. Todas as áreas e materiais expostos ao Ozono ficarão desinfetados (recomenda-se abrir gavetas, armários e outros compartimentos), bem como o sistema de ar condicionado (deve ficar ligado durante a aplicação). Pode entrar em segurança novamente na sala após esperar o mesmo tempo que o gerador de ozono esteve em funcionamento. Também é aconselhável arejar o espaço depois da utilização. 

 

6.Que outras utilizações podem ser dadas a estes equipamentos?

Para além de poder ser usado para a desinfeção do ar e superfícies em espaços pequenos, estes equipamentos possibilitam ainda o tratamento de água em recipiente, através da colocação de uma mangueira, assegurando assim a desinfeção por imersão de EPIs ou outros instrumentos.

 

Consulte aqui os produtos relacionados:

Gerador de Ozono DINO MODELO DNA-1000MG

 

GALERIA DE FOTOS
Voltar