A presente norma especifica as exigências mínimas para as roupas de protecção química estanques às partículas (Tipo 5) e resistentes à penetração de partículas sólidas. Este tipo de roupa é fabricado dentro de um material estanque às partículas com junções entre as diferentes partes da roupa estanques às partículas e de junções com os outros elementos constitutivos (capuz, luvas, botas, ocular ou aparelho de protecção respiratória (APR)), susceptíveis de serem especificados em outras normas europeias. Tais peças de vestuário abrangem roupas cobrindo inteiramente o corpo, como por exemplo fatos-macacos uma peça ou duas peças, com ou sem capuz ou ocular, com ou sem botas integradas ou cobre-botas. Exigências de desempenho: testes de resistência à abrasão, à fissuração por flexão , ao rasgo trapezoidal, à perfuração e à ignição.
ver maisEsta norma europeia especifica as exigências mínimas para os materiais de protecção química de uso limitado e de reutilização (tipo 6). Especifica também as exigências mínimas para os fechos/costuras/ligações entre as diferentes partes do artigo pela utilização de um ensaio a névoas reduzidas, para o artigo completo que constitui uma variação à norma EN468:1994. Os principais testes de Pr13034 são os testes das normas En368(tecido) e da norma EN468 (Artigo). A norma EN368 não basta para legalizar um artigo. Estes artigos oferecem uma protecção limitada contra a exposição aos aerosóis líquidos, a névoas e a ligeiros salpicos donde o tipo de exposição potencial, névoas, poeiras, vapores... é definido.
ver maisEsta norma especifica as exigências mínimas para os materiais de protecção química ventilada e não ventilada "herméticos aos gases" (tipo 1) e "não herméticos aos gases" (tipo 2) e incluídos nos elementos constitutivos tal como os óculos e aparelhos de protecção respiratória (APR), luvas e botas que podem ser especificados noutras normas.
ver maisMedida de penetração (Passagem de um produto químico através das aberturas essenciais num material) e o nível de repulsa (atitude de um material a evacuar líquido aplicado num plano).
ver maisEsta norma europeia descreve um método de ensaio em laboratório que permite avaliar a resistência oferecida pelos materiais do vestuário ao nível da impermeabilização.
ver maisA presente norma forma parte de uma série relativa aos equipamentos de protecção individual destinados a proteger contra os riscos devidos à utilização de uma serra com a mão. Nenhum equipamento de protecção pode assegurar a 100% a protecção contra os cortes devidos a uma serra. A experiência tem demonstrado que é possível fabricar um equipamento de protecção que oferece um certo grau de protecção.
ver maisEsta norma contém as exigências essenciais para os artigos de protecção, definida cobrindo ou substituindo o artigo pessoal e concebido para proteger contra um ou vários riscos. MARCAÇÃO : No produto ou impresso numa etiqueta colocada sobre o produto. Colocada de maneira visível e legível. Nome, marca comercial. Designação do tipo de produto Designação de tamanho. Número da norma apropriada. Pictogramas e, se necessário, os níveis de protecção. O “i” que figura no pictograma, indica a obrigação do utilizador, de consultar as instruções do fabricante. Etiqueta de manutenção. Instruções de uso.
ver maisA norma EN 342 especifica as exigências e os métodos de prova do desempenho dos artigos de protecção contra o frio a temperaturas inferiores a - 5°C. Isolamento térmico básico medido. Valor em função da temperatura máxima de utilização para um nível de actividade e uma duração de exposição determinada para o teste ( A ou B ) Classe de Permeabilidade ao ar (0 a 3): é o nível de impermeabilidade do artigo. Classe de Resistência Evaporativa : é o nível de “respirabilidade” do artigo.
ver maisA presente norma europeia especifica as exigências electrostáticas e os métodos de ensaios para as roupas de protecção dissipando a electricidade estática para evitar a formação de chispas capazes de provocar um incêndio. Essas exigências não são suficientes em ambientes inflamáveis enriquecidos em oxigénio e o método de ensaio não é aplicável aos tecidos contendo fibras com núcleo condutor. A presente norma europeia não é aplicável para a protecção contra as tensões do sector. Atributo 1 : Resistência superficial.
ver maisA presente norma europeia especifica as exigências de resultado para os materiais e composição de materiais relativas à propagação da chama, utilizados nas indumentárias de protecção. O resultado expressa-se por um índice de propagação da chama limitada antes e depois da limpeza: Índice 1 : Materiais que não facilitam a propagação da chama mas que formam um buraco quando em contacto com chama. Índice 2 : Materiais que não facilitam a propagação da chama e que não formam um buraco quando em contacto com chama. Índice 3 : Materiais que não facilitam a propagação da chama e que não formam um buraco quando em contacto com chama. Apresentam uma persistência limitada.
ver maisEsta norma especifica as exigências de resultado e os métodos de ensaios para os materiais utilizados nos artigos e das recomendações relativas à forma do artigo se necessário. Esta norma é aplicável aos artigos de protecção para os trabalhadores da indústria que estão expostos ao calor. Uma indumentária que seja composta por artigos de vestuário constituídos por materiais flexíveis destinados a proteger partes específicas do corpo. Os capuzes e polainas estão incluídas, mas todos os outros tipos de protecção da cabeça estão excluído. A indumentária de protecção que respeita as exigências da presente norma europeia destina-se a proteger os trabalhadores da indústria contra os breves contactos com uma fonte de calor. O calor pode apresentar-se na forma de calor por convecção, calor radiante, de projecções importantes de metais fundidos ou de uma combinação destes riscos de calor.
ver maisA norma EN471 especifica as características que deverá ter uma artigo que tenha como objectivo sinalizar visualmente a presença do utilizador, para detecta-lo e vê-lo bem em condições perigosas, em todas as condições de luminosidade, de dia ou de noite, à luz dos farois. Classes de artigos de alta visibilidade: Cada classe deverá ter superfícies mínimas de matérias que constituem o artigo, em conformidade com a tabela abaixo. Peça de classe 3 Peça de classe 2 Peça de classe 1 Matéria básica fluorescente 0,80 0,50 0,14 Matéria retroreflectante 0,20 0,13 0,10 Matéria de caract.combinadas 0,20 Classe 3 A classe 3 define o nível de visibilidade mais alto. Exemplo: artigo de mangas largas, parkas, conjuntos jaquetas/calças. Classe 2 A classe 2 define um nível intermédio de visibilidade: Exemplo: coletes, capas. Classe 1 A classe 1 define o nível de visibilidade mais baixo. Exemplo: tirantes. Classe de superfície da matéria básica fluorescente (0 a 3) Indica a classe de material visível de retroreflectante e de fluorescente. Classe de matéria retroreflectante (0 a 2) Indica a classe de material retroreflectante em função do seu coeficiente de retroflexão.
ver maisA norma EN470-1 especifica os métodos de prova e as exigências gerais de resultados dos artigos de vestuário de protecção destinados aos operadores de soldadura e técnicas conexas que apresentem riscos comparáveis. Este tipo de vestuário de protecção tem por objecto proteger contra as pequenas projecções de metal em fusão, o contacto de curta duração com uma fonte de calor, assim como contra as radiações ultravioletas. Estão preparados para suportar a temperatura ambiente, de uma maneira contínua até 8 h. As exigências suplementares que se aplicam a alguns tipos específicos de operações de soldadura tratam-se noutras partes da presente norma europeia.
ver maisResistência à penetração de água (0 a 3) : é o nível de impermeabilidade do artigo. Resistência Evaporativa (0 a 3) : é o nível de “respirabilidade” do artigo Campo de aplicação Esta norma especifica as características dos artigos de protecção contra as intempéries, o vento ou frio acima de – 5°C. O primeiro número, à direita do pictograma, indica a classe de resistência à penetração de água, o segundo, a classe de Resistência Evaporativa.
ver maisEsta norma especifica os métodos de ensaios e as exigências mínimas exigidas aos artigos que devem ser utilizados na luta contra incêndio em meio urbano e actividades associadas, em zonas que apresentem um risco de calor e/ou de chama. Trata da concepção geral da indumentária, dos níveis de resultado mínimo dos materiais utilizados e dos métodos de ensaios para os determinar. Os níveis de resultado exigidos podem ser definidos para a utilização de um só artigo ou de vários artigos de vestuário.
ver maisA presente norma europeia especifica as exigências mínimas para as peças de vestuário de protecção química herméticas a névoas, dotadas de fechos/costuras herméticas às névoas nas diferentes partes do artigo, assim como as luvas e botas destinadas a proteger o utilizador contra os produtos químicos líquidos. Especifica também as exigências de resultado relativos aos materiais que constituem cada peça de vestuário e o artigo de vestuário na sua totalidade.
ver maisEsta norma especifica um método permitindo determinar a resistência dos artigos de protecção química à penetração por poeiras de produtos químicos líquidos.
ver maisEsta norma especifica as exigências mínimas para os artigos de vestuário que oferecem uma protecção contra os produtos químicos líquidos a certas partes do corpo, por exemplo os aventais, as mangas e os capuzes. Especifica também as exigências de resultado para os materiais constitutivos do artigo de vestuário de protecção mas não para o artigo de vestuário como um todo, porque cada peça individual pode ser usada com outros artigos.
ver maisA presente norma europeia especifica as exigências mínimas para as peças de vestuário de protecção química herméticas aos líquidos, dotadas de fechos herméticos aos líquidos entre as diferentes partes da indumentária, assim como as luvas e botas destinadas a proteger o utilizador contra os produtos químicos líquidos.
ver mais