Elemento ao qual pode ser encaixado um equipamento protecção individual Classe A1 : no EPI Formado por pontos de encaixe desenhados para ser fixados em superfícies verticais, horizontais e inclinadas (paredes, colunas). Classe A2 : no EPI Formado por pontos de encaixe desenhados para ser fixados em tectos inclinados. Classe B : EPI Formado por dispositivos de encaixe provisórios e transportáveis. Classe C : no EPI Formado por dispositivos de encaixe providos de suportes de encaixe flexíveis horizontais "linhas de vida", inclinação admitida: 15°. Classe D : no EPI Formado por dispositivos de encaixe equipados com suportes de encaixe rígidos horizontais. Classe E : no EPI Formado por encaixes a corpos inertes, para utilizar sobre superfícies horizontais, com inclinação máxima admitida de 5°.
ver maisDescrição das marcações que devem figurar nos Equipamentos de Protecção Individual contra as quedas de altura assim como as informações que devem aparecer nas instruções.
ver maisElemento de um sistema de parada de quedas, que garante a paragem de uma queda de altura em total segurança reduzindo o impacto do choque.
ver maisDescreve os métodos de ensaio dos diferentes Equipamentos de Protecção Individual contra as quedas de altura, assim como da aparelhagem de ensaio.
ver maisConjunto de equipamentos de protecção individual contra as quedas de altura integrados entre si e destinados a parar uma queda. Um sistema anti-queda deve conter, como mínimo, um arnês anti-queda e um sistema anti-queda.
ver maisElemento de ligação ou componente de um sistema. Um conector pode ser um mosquetão ou um gancho.
ver maisDispositivo de amarração do corpo destinado a amparar as quedas. O arnês de anti-quedas pode ser formado por correias, tirantes e outros elementos: colocados e ajustados de maneira apropriada sobre o corpo de um individuo para suportá-lo durante uma queda e depois da mesma.
ver maisAnti-quedas com uma função de bloqueio automático e um sistema automático de tensão e de retorno por correia. Ao anti-quedas pode integrar-se um elemento de dissipação de energia.
ver maisUm sistema de manutenção em trabalho está formado por componentes (cinturão e correia de sustentação em trabalho) unidos entre si para formar um equipamento completo.
ver maisElementos de ligação ou componentes de um sistema. Uma correia pode ser de corda de fibras sintéticas, de cabos metálicos, de correia clássica ou de cadeia. Longitudinal máxima: 2 metros. Cuidado: Uma correia sem absorção de energia não deve ser utilizada como um sistema anti-queda.
ver maisSistema formado por um anti-quedas móvel com bloqueio automático unido a um suporte de encaixe flexível (corda, cabo...). Ao conjunto pode incorporar-se um elemento de dissipação de energia.
ver maisSistema formado por um anti-queda móvel com bloqueio automático unido a um suporte de encaixe rígido (carril, cabo...). Ao conjunto pode incorporar-se um elemento absorvedor de energia.
ver mais