SINTIMEX \ Noticias

Lockout / Tagout / Tryout, não significa apenas “trancar” máquinas para manutenção ou reparação

A implementação de Bloqueio e Identificação, começa no desenvolvimento de um bom programa. Até porque, cada máquina, cada local, cada negócio, é diferente.


Significa negócio

Todos os anos, são identificados inúmeros incumprimentos. E isto significa prejuízo em tempo, dinheiro e reputação.

Significa eficiência

Procedimentos mal interpretados ou cadeados perdidos, levam a tempo perdido, diminuição da produção e da faturação.

Acima de tudo, significa a segurança de pessoas

O bloqueio e identificação, previne milhares de acidentes e fatalidades, todos os anos.

 

Ano após ano, a (falta) de conformidade e compliance com o bloqueio e identificação, continua a aparecer na lista das 10 principais citações da OSHA. A maioria dessas citações deve-se à falta de procedimentos adequados de bloqueio, documentação do programa, inspeções periódicas ou outros elementos processuais. Felizmente, os elementos-chave que descrevemos a seguir, irão ajudá-lo a manter os seus trabalhadores seguros e evitar que se tornem numa estatística devido à não-conformidade.


6 elementos-chave para um programa de bloqueio e identificação bem-sucedido


1. Desenvolver e documentar um programa ou política de Lockout / Tagout / Tryout

O primeiro passo para o sucesso de um sistema de LOTOTO, é desenvolver e documentar uma política/programa de controle de energia do seu equipamento. Um documento de LOTOTO, estabelece e explica os elementos do seu programa.

É importante levar em consideração, não apenas as diretrizes da OSHA mas, também, os requisitos personalizados para os seus funcionários, garantindo que eles possam entender e aplicar o programa no seu dia-a-dia.

Um programa não é uma correção ou aplicação para uma só vez; ele deve ser revisto anualmente para garantir que continua relevante e proteja, efetivamente, os funcionários. A criação de um programa de LOTOTO, deve ser um esforço colaborativo de todos os níveis da organização.


2. Escreva os procedimentos de sinalização de LOTOTO específicos para a máquina/tarefa

Os procedimentos de bloqueio e identificação devem ser formalmente documentados e identificar, claramente, o equipamento coberto. Os procedimentos devem detalhar as etapas específicas necessárias para desligar, isolar, bloquear, identificar e proteger os equipamentos, para controlar a energia potencialmente perigosa, bem como, as etapas para a colocação, remoção e transferência de dispositivos de bloqueio/identificação.

Indo além da conformidade, recomendamos a criação de procedimentos de melhores práticas que incluam fotos específicas da máquina, identificando os pontos de isolamento de energia. Estes devem ser colocados no ponto de uso, para fornecer aos funcionários instruções claras e visualmente intuitivas.


3. Identificar e marcar os pontos de isolamento de energia

Localize e identifique todos os pontos de controlo de energia — válvulas, interruptores, disjuntores e fichas — com etiquetas ou rótulos padronizados e permanentemente colocados. Lembre-se de que essas etiquetas e rótulos devem ser consistentes com os procedimentos específicos do equipamento do ponto 2.


4. Formação de LOTOTO e Inspeção/Auditorias Periódicas

Certifique-se de formar, adequadamente, os seus funcionários, comunicar processos e realizar inspeções periódicas para garantir que o seu programa esteja a ser executado com eficiência. A formação não deve incluir apenas os requisitos da OSHA mas, também, os seus próprios elementos específicos do programa, como os procedimentos específicos das suas máquinas.

Quando se avalia a conformidade e o desempenho de um sistema LOTOTO de uma empresa, normalmente, procura-se a formação dos funcionários, nas seguintes categorias:

Funcionários autorizados: Aqueles que realizam os procedimentos de bloqueio em máquinas e equipamentos para manutenção;

Funcionários afetos: Aqueles que não realizam os procedimentos de bloqueio, mas usam a máquina que recebe manutenção.

Outros funcionários: Qualquer funcionário que não utilize a máquina, mas que esteja na área em que algum equipamento está em manutenção.

 

5. Forneça dispositivos de sinalização de bloqueio e identificação adequados

Com tantos produtos no mercado projetados para ajudar a manter as pessoas seguras, selecionar a solução mais adequada para a sua aplicação, é a chave para a eficácia do LOTOTO. Uma vez selecionado, é importante documentar e usar os dispositivos que melhor se adaptam a cada ponto de bloqueio.


6. Sustentabilidade

O programa de bloqueio e identificação, deve estar sempre em melhoria contínua, o que significa que deve incluir revisões programadas e regulares. Ao rever o programa, está a criar uma cultura de segurança que lida, proactivamente, com o LOTOTO, permitindo que a sua empresa tenha um programa de excelência. Também economiza tempo porque evita que tenha de começar do zero a cada ano que passa ou reagir apenas quando algo está errado.

Programas que carecem de sustentabilidade, tendem a ter custos mais altos a longo prazo, porque o programa de LOTOTO, tem de ser recriado a cada ano. Simplesmente ao manter o programa ao longo do ano, melhorará a cultura de segurança e usará menos recursos porque não precisará de se reinventar, cada vez que houver uma situação a alterar.


Fonte: Brady


Precisa de mais informações?

Quer rever ou implementar um programa? Contate-nos!

[email protected] ou [email protected]

 

GALERIA DE FOTOS
Voltar