SINTIMEX \ Noticias
banner-image

Sabe como reduzir o impacto da Poluição Sonora no dia a dia?

Alguns ambientes de trabalho expõem os trabalhadores à poluição sonora, alguns até a níveis superiores aos limites de exposição diária.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% da população mundial está exposta a níveis de poluição sonora que podem provocar problemas auditivos, inclusive perda definitiva de audição. A poluição sonora ocorre quando, num determinado ambiente, o som altera a condição normal da audição. 
Em vários ambientes laborais, tais como construção civil, ambientes industriais, aeroportos e oficinas, as principais medidas de proteção são o uso de Equipamentos de Proteção Individual, como os protetores auditivos e auriculares, mas para além destes, algumas medidas de proteção coletivas, como isolamentos acústicos e barreiras inseridas nas próprias fontes de ruídos também são eficientes.

 

O que é a poluição sonora?

A poluição sonora refere-se aos sons que superam os níveis considerados normais para os seres humanos e que podem prejudicar a sua audição. A OMS define como ruído, os níveis do som superiores a 65 decibéis. O ruído só é prejudicial para a saúde quando é superior a 75 decibéis, que se for por mais de 8 horas diárias, pode trazer danos à saúde.

 

Causas da poluição sonora

Diariamente todos convivemos com a com poluição sonora, principalmente nas grandes cidades em que esta pode vir de várias fontes, tais como: bares, restaurantes, aeroportos, indústrias, veículos automotores, eletrodomésticos, ambientes de trabalho, entre outros.

 

Que consequências pode ter a poluição sonora? 

A Organização Mundial da Saúde refere que a poluição sonora é um problema grave e as consequências dependem da origem do ruído, intensidade e tempo de exposição ao mesmo, podendo ser: dor de cabeça, cansaço, aumento da pressão arterial, perda de concentração e de memória, quebra no rendimento de trabalho, stress e nos casos mais graves perda auditiva definitiva.

 

Como reduzir os efeitos da poluição sonora?

A redução da exposição à poluição sonora, na maioria das vezes, só pode ser feita para níveis de ruído considerados normais e que não tem consequências para a saúde humana. No entanto, é possível evitar a exposição a ruídos maiores:

1. Utilize protetores auditivos em locais de trabalho com muito ruído, conheça aqui as gamas disponíveis na Sintimex Dexis;
2. Não ouça música com volume demasiado alto e durante um período muito longo;
3. Não use a buzina do carro desnecessariamente e se estiver em locais de trânsito com muito barulho feche as janelas do carro;
4. Em concertos ou discotecas evite ficar perto das caixas acústicas;
5. Faça a manutenção de motores, máquinas e veículos e desligue motores quando não estão a ser utlizados para evitar que produzam ruídos excessivos;
6. Em casa, utilize eletrodomésticos mais silenciosos.

 

A poluição sonora é muitas vezes ignorada face a outros problemas considerados mais importantes, no entanto, ela pode ser muito prejudicial e não só alterar a nossa audição, como também o nosso comportamento. 
GALERIA DE FOTOS
Voltar