Usando gases químicos: por arrefecimento e substituindo o átomo de oxigénio por átomos;


Usando gases inertes: normalmente presentes na atmosfera, não combustíveis nem comburentes.


 EXTINÇÃO POR GASES

Os SISTEMAS FIXOS DE EXTINÇÃO POR agentes gasosos, que se dividem em químicos ou inertes (agentes limpos) e CO2, com mecanismos de extinção diferentes. Os agentes gasosos têm aplicação em locais onde a utilização de agentes à base de água poderiam provocar danos nos bens a proteger. Por “agentes limpos” entendem-se os agentes extintores que vaporizam rapidamente, não deixando resíduo após a descarga, que não são condutores de eletricidade, sendo compatíveis com a presença humana. Por esta razão, o CO2 ao ser letal quando utilizado sob a forma de “inundação total”, não é considerado um agente limpo e apresenta um quadro normativo totalmente distinto.

- Os gases químicos apresentam dois mecanismos de extinção: por arrefecimento e substituindo o átomo de oxigénio por átomos que provocam uma reação endotérmica na reação com os radicais livres que se formam durante uma combustão;

- Os gases inertes são gases normalmente presentes na atmosfera, não combustíveis nem comburentes, e que baseiam o seu funcionamento na redução do teor de oxigénio de um compartimento até valores em que a combustão não se sustenta (abafamento), mantendo, no entanto, níveis suficientes para suportar a vida humana. São exemplos o Árgon, o Azoto e misturas destes, podendo ainda ser acrescentado CO2 à mistura

O CO2 apresenta um mecanismo semelhante aos gases inertes, sendo no entanto mortal para as concentrações de projeto utilizadas nos casos de inundação total.

 

Na Sintimex oferecemos uma solução completa, na área da Segurança contra incêndios.

Contamos com o ”know how” e experiência da nossa equipa de engenharia e técnicos, para o acompanhar durante cada etapa do processo.

Consulte-nos para saber qual a solução mais adequada para si.

*

*

*

Contactos

Sede

Av. Infante D. Henrique - Lote 9 B
1849-034 Lisboa
(+351) 217 577 212 / 912 002 021 (+351) 217 581 735 sintimex@sintimex.pt

Norte

Rua Engº. Frederico Ulrich 2025 Moreira
4470-605 Maia
(+351) 229 419 084 / 916 503 843 (+351) 217 581 735 norte@sintimex.pt
Também vai gostar de ver

Partilhe o produto com um amigo!



Fechar