A implementação de medidas de prevenção de explosões é da responsabilidade do empregador, que deve evitar a formação de atmosferas explosivas ou evitar a sua deflagração;


Das medidas a adotar destacam-se as técnicas e as organizacionais.


MANUAIS ATEX

Por “Atmosferas Explosivas” entendem-se as atmosferas constituídas por misturas de ar com substâncias inflamáveis (gases, vapores, névoas ou poeiras), nas quais, após a ignição, a combustão se propague a toda a mistura não queimada.

A implementação de medidas de prevenção de explosões é da responsabilidade do empregador, que deve evitar a formação de atmosferas explosivas ou, caso tal não seja possível, evitar a sua deflagração e a propagação de eventuais explosões. Das medidas a adotar destacam-se as técnicas e as organizacionais.

Zona 0 — área onde existe permanentemente, ou durante longos períodos de tempo ou com frequência, uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura com o ar de substâncias inflamáveis, sob a forma de gás, vapor ou névoa.
Zona 1 — área onde é provável, em condições normais de funcionamento, a formação ocasional de uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura com o ar de substâncias inflamáveis, sob a forma de gás, vapor ou névoa.
Zona 2 — área onde não é provável, em condições normais de funcionamento, a formação de uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura com o ar de substâncias inflamáveis, sob a forma de gás, vapor ou névoa, ou onde essa formação, caso se verifique, seja de curta duração.
Zona 20 — área onde existe permanentemente ou durante longos períodos de tempo ou com frequência uma atmosfera explosiva sob a forma de uma nuvem de poeira combustível.
Zona 21 — área onde é provável, em condições normais de funcionamento, a formação ocasional de uma atmosfera explosiva sob a forma de uma nuvem de poeira combustível.
Zona 22 — área onde não é provável, em condições normais de funcionamento, a formação de uma atmosfera explosiva sob a forma de uma nuvem de poeira combustível, ou onde essa formação, caso se verifique, seja de curta duração.

 

Na Sintimex oferecemos uma solução completa, na área da Segurança contra incêndios.

Contamos com o ”know how” e experiência da nossa equipa de engenharia e técnicos, para o acompanhar durante cada etapa do processo.

Consulte-nos para saber qual a solução mais adequada para si.

 

*

*

*

Contactos

Sede

Av. Infante D. Henrique - Lote 9 B
1849-034 Lisboa
(+351) 217 577 212 / 912 002 021 (+351) 217 581 735 sintimex@sintimex.pt

Norte

Rua Engº. Frederico Ulrich 2025 Moreira
4470-605 Maia
(+351) 229 419 084 / 916 503 843 (+351) 217 581 735 norte@sintimex.pt
Também vai gostar de ver

Partilhe o produto com um amigo!



Fechar