SINTIMEX \ Noticias

Proteção COVID-19 - Sabe porque é que deve usar máscaras FFP2?

O agravamento geral da situação epidemiológica na Europa levou à conclusão que: obstruir as vias respiratórias não é suficiente para impedir a entrada do vírus no organismo, principalmente em ambientes fechados em que estas devem estar bem cobertas.


O agravamento geral da situação epidemiológica na Europa levou à conclusão que: obstruir as vias respiratórias não é suficiente para impedir a entrada do vírus no organismo, principalmente em ambientes fechados em que estas devem estar bem cobertas.

Se há um ano julgávamos que o vetor de contágio eram as gotículas, atualmente concluiu-se que não, são os aerossóis que ficam no ar. 

 Por isso, alguns países já proibiram a utilização de máscaras comunitárias, fabricadas de forma artesanal e aconselharam o uso de equipamentos de proteção profissionais, nomeadamente máscaras FFP2.

Na Alemanha e em França, já é obrigatória a utilização de máscaras cirúrgicas ou FFP2 em locais como transportes públicos e lojas e a população já foi alertada para o facto das máscaras com filtração inferior a 90% não serem eficientes na proteção contra a COVID-19.

Esta reviravolta deve-se ao aumento do contágio das mutações do coronavírus e dos dados recolhidos que permitem compreender a transmissão da infeção.

Recorde-se que a pandemia já fez mais de 2.000.000 mortos no mundo desde que a doença foi detetada em dezembro de 2019, na China.

Não corra riscos, mantenha-se em segurança!

 

A Sintimex ensina-o como colocar e retirar corretamente uma máscara FFP2: mais importante que usar, é saber como usar corretamente.

Colocação da máscara:

1. Lavar as mãos com água e sabão e/ou solução hidroalcoólica antes de manipular.

2. É conveniente fazer uma reentrância no clipe nasal, como mostra a figura para uma colocação correta.

3. Inserir a parte superior da máscara. Segurar a máscara do exterior e estender os elásticos de ambos os lados da máscara. Estender os elásticos de ambos os lados das orelhas.

4. Ajustar a banda nasal ao nariz e verificar se a máscara está corretamente posicionada. A máscara está bem selada e não há desconforto respiratório.

5. Uma vez no lugar, não tocar na máscara com as mãos. Se precisar de tocar na máscara, deve voltar a lavar as mãos.

 

Remoção da máscara:

1. Lavar as mãos com água e sabão e/ou solução hidroalcoólica.

2. Remover a máscara sem tocar na parte da frente da máscara.

3. Descarte-o num recipiente com um saco de plástico.

4. Lavar as mãos com água e sabão e/ou solução hidroalcoólica.

 

GALERIA DE FOTOS
Voltar