SINTIMEX \ Noticias

PAIRO: o que é e como prevenir

Considerada por muitos como a doença ocupacional mais predominante no mundo, a Perda Auditiva Ocupacional é indolor, invisível, gradual mas IRREVERSÍVEL.

 

Perda auditiva induzida por ruído ocupacional (PAIRO) tem sido um risco grave para trabalhadores e um grande desafio para os profissionais da segurança. Para melhorar a métrica de segurança, compreender a importância de PAIRO é maior que nunca, tal como o alerta para uma proteção que se possa personalizar se se pretender que seja verdadeiramente eficaz.

Ao contrário da maior parte dos ferimentos para a saúde e segurança ocupacional, PAIRO é indolor, invisível, habitualmente gradual e passa frequentemente despercebido até o dano estar feito. No entanto, muitas instituições públicas reconhecem-no como a doença ocupacional mais predominante do mundo.

 A boa notícia é que a PAIRO também pode ser prevenida.

Mesmo assim, a prevenção exige uma clara compreensão dos desafios antes de poder desenhar um programa de conservação auditiva e emitir a proteção auditiva.

 

PROBLEMAS DE PREVENÇÃO

As condições de trabalho podem ser dinâmicas e imprevisíveis. Assim os riscos de ruídos surgem repentinamente e de formas imprevistas.

 Para além disso, cada trabalhador é único, com diferentes suscetibilidades à PAIRO. Anteriormente considerava-se aceitável efetuar avaliações gerais de grupos de trabalhadores que realizem tarefas semelhantes em determinados ambientes. No entanto, existe uma compreensão crescente de que esta abordagem ignora os perfis de risco das funções dos indivíduos, a suscetibilidade pessoal à perda auditiva e alterações no ambiente de ruído que não foram avaliadas durante qualquer atividade de mapeamento de ruído inicial.

É cada vez mais claro que um tipo de conservação auditiva não é adequado a todas as pessoas em cada cenário. Assim, a melhor forma de proteger as pessoas expostas ao risco de PAIRO é uma solução personalizada.

 

PROBLEMAS DE PROTEÇÃO

A solução mais simples poderá parecer um equipamento de proteção que bloqueie todo o ruído – mas esta solução tem os seus próprios riscos:

• O utilizador sente-se isolado

• O utilizador está menos alerta para o ambiente e situações em seu redor

• Estes riscos poderão fazê-los remover a proteção para evitar perigos a curto-prazo - correndo o risco de perda auditiva permanente a longo prazo

 

Mesmo quando os dispositivos de proteção auditiva são fornecidos e usados, a proteção real proporcionada a cada pessoa poderá não corresponder ao nível indicado pelo fabricante. Um ajuste e proteção adequados podem ser comprometidos por vários fatores, incluindo:

• Proteção ocular – se tiver têmporas espessas, a proteção ocular poderá danificar a vedação da almofada para os ouvidos

• Chapéus – se forem utilizados por baixo de um protetor auricular vai afetar o vedante em redor da orelha

• Penteados – cabelo comprido ou pelos faciais poderão interferir com o ajuste do protetor auricular

• Erro do utilizador – um vedante inadequado após instalação num dispositivo de proteção auditiva

Seja qual for o problema que resulte numa falha da prevenção ou proteção, a dificuldade máxima é que a perda auditiva resultante não seja detetada até depois de ter acontecido. E, nesse caso, é demasiado tarde.

 

SOLUÇÕES DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO

Uma das formas mais eficazes de reduzir o risco de PAIRO é alterar o comportamento do trabalhador. Isto poderá significar:

• A identificação das pessoas que estão mais sujeitas ao risco de PAIRO

• Partilhar opiniões sobre o seu comportamento

• Desenhar programas de conservação auditiva personalizados para dar resposta às duas necessidades

 

Para saber mais sobre a PAIRO, consulte o folheto abaixo:

Nota:
Este conteúdo foi gentilmente cedido por

 

GALERIA DE FOTOS
Voltar